Olimpiadas 2016

Olimpiadas 2016
Olimpiadas 2016

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

jornal extra


21 Dez 2010 | atualizada às 12:16

871

Publicada em 21/12/2010 às 11:26

Presidente Lula anda de teleférico no Complexo do Alemão

Thais Mendes e Waleska Borges
O presidente Lula e o governador Sérgio Cabral posam antes de embarcar no teleférico do Alemão / Foto: Gabriel de Paiva
RIO - O presidente Luiz Inácio da Silva desembarcou nesta de terça-feira na Estação do Teleférico da Baiana, no Complexo do Alemão. No local, além de participar do teste do teleférico, o presidente receberá representantes do Grupo Mulheres de Paz e participará da inauguração de transmissão simultânea da duplicação da BR 101, do trecho Santa Cruz/Mangaratiba. Antes de chegar ao teleférico, ele passou pela estação de Bonsucesso e percorreu a estação do Morro do Adeus.
Será inaugurada também nesta terça-feira as 144 unidades do Programa de Aceleração do Crescimento, na Rocinha.
Dezenas de moradores acompanham do lado de fora da Estação da Baiana, na Rua Itajubara, a movimentação em torno do presidente Lula. Apesar do sol quente, as pessoas permanecem na rua. Os moradores estão com máquinas fotográficas e esperam conseguir tirar uma foto quando Lula sair do local de carro. Há pouco a chegada de um carro da atriz Regina Casé causou alvoroço.
A alegria, no entanto, não contagia a todos. Algumas pessoas dizem que há falta de água e luz constantemente na comunidade.
Previsão de inauguração é para março
Formado por seis estações e 152 gôndolas (bondinhos), por onde passarão, de acordo com a Secretaria estadual de Obras, cerca de 30 mil pessoas ao dia, o projeto do teleférico do Alemão tem previsão de inauguração para março do ano que vem.
Cada gôndola do teleférico poderá transportar até oito pessoas sentadas e outras duas em pé. De acordo com o presidente da Empresa de Obras do Estado (Emop), Ícaro Moreno, a velocidade média dos bondinhos será de cinco metros por segundo e, quando eles se aproximam das estações, a velocidade cairá para 50 centímetros por segundo. Moreno afirmou ainda que, com essa velocidade, passageiros idosos e até portadores de deficiência podem desembarcar com toda a segurança.
O secretário estadual de Obras, Hudson Braga, anunciou que outros dois teleféricos serão construídos no Rio de Janeiro. Eles ficarão instalados na Rocinha e na Tijuca. Os projetos já estão sendo elaborados. Hudson prometeu que, até o meio do ano que vem, eles estarão prontos. De acordo com ele, na região da Tijuca, a ligação será feita da Praça Saens Peña até o Alto da Boa Vista, também visando a questão do turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário