Olimpiadas 2016

Olimpiadas 2016
Olimpiadas 2016

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

mundial de clubes


08/12/2010 07h45 - Atualizado em 08/12/2010 07h45

Polarizado entre Europa e América, Mundial ‘tira-teima’ dá pontapé inicial

Provável duelo entre brasileiros do Internacional e italianos do Inter de Milão desempataria disputa em sua sétima edição. Já tem jogo nesta quarta-feira

Por GLOBOESPORTE.COMAbu Dhabi
Chega o mês de dezembro, fim de Campeonato Brasileiro, e a discussão é a mesma nas mesas-redondas brasileiras: afinal, o futebol disputado em terras sul-americanas é melhor ou pior do que na Europa? A frieza dos números aponta a necessidade de um tira-teima. Ao menos segundo a contagem desde que a Fifa bateu o martelo e renomeou a antiga Copa Intercontinental.
Mas o empate por 3 a 3 terá mais um gol no próximo dia 18, provavelmente no embate entre o brasileiro Internacional e o italiano Internazionale de Milão. Vale a supremacia para o continente no Mundial de Clubes, em Abu Dhabi, que tem sua sétima edição iniciada nesta quarta-feira com o duelo entre Al Wahda, dos Emirados Árabes, e o Heraki United, de Papua Nova-Guiné, às 14h (de Brasília), no Estádio Mohammed bin Zayed, em fase preliminar. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas as partidas em Tempo Real.
montagem sobis, d'alessandro, eto'o e sneijder, internacional x internazionale milãoSe der a lógica, Inter de Sobis e D'Alessandro fará decisão contra Inter de Eto'o e Sneijder (Editoria de Arte)
– É um torneio muito rápido. Qualquer equipe pode embalar, fazer dois grandes jogos. Não estamos nos preocupando com essa questão do Inter de Milão. Mas não é por não termos respeito. Temos muito respeito. Mas estamos focados no próximo jogo. Não chegamos lá (na final) ainda. E nem eles – disse o volante Tinga, do Internacional.
Confrontos recentes
De fato, o novo formato do Mundial, que vigora desde 2005, não coloca os representantes da Conmebol e Uefa já na decisão. Há uma partida a mais para ambos – o que o difere da extinta Copa Intercontinental, vencida por outros brasileiros como Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo. O Tricolor Paulista, inclusive, também conquistou o título há cinco anos e é o brasileiro que mais contribuiu para os 25 a 24 a favor dos sul-americanos no geral. O retrospecto, no entanto, aponta uma finalíssima entre gigantes.
Foi assim em 2000, na primeira edição reconhecida pela entidade, quando Corinthians e Vasco passaram por Real Madrid e Manchester United em seus grupos e chegaram à final no Maracanã. O Timão levou a melhor nas penalidades após um 0 a 0 no tempo normal e prorrogação. Em 2005, o São Paulo, campeão da Libertadores, surpreendeu o Liverpool, que vencera a Liga dos Campeões e contava com o meio-campista Steven Gerrard. O Internacional fez o mesmo no ano seguinte, mas diante do Barcelona de Ronaldinho Gaúcho.
Nos últimos três anos, porém, os brasileiros foram ausências sentidas para o continente – e os europeus igualaram a disputa com triunfos de Milan, Manchester e Barça (veja abaixo). Há quem diga que eles não costumam dar grande importância ao torneio, mas para o Inter de Milão é questão de sobrevivência. O mal início de temporada trouxe desconfianças sobre o elenco e, principalmente, o treinador Rafael Benítez. Para os nerazzurri, repetir 1964 e 1965 e levantar a taça pela terceira vez é fundamental.
internacional campeão mundial de clubes FIFA 2006Ao lado de Alexandre Pato, Fernandão ergue a taça de campeão mundial em 2006: rumo ao bi? (Reuters)
– Vencer significaria terminar o ano da melhor forma. Queremos voltar para Milão com esse troféu. Pensamos já no primeiro jogo que faremos, e só precisamos vencer para chegar já à final. Estou muito orgulhoso de poder ir para Abu Dhabi e usar a braçadeira de capitão por essa família – afirmou o lateral e capitão Javier Zanetti, um dos destaques de uma equipe que conta também com os compatriotas Cambiasso e Milito, o camaronês Eto'o, o holandês Sneijder, e os brasileiros Julio César, Maicon e Lucio.
E as zebras?
Os candidatos a zebra em 2010 atendem pelos nomes de Al Wahda, representante da casa e dos brasileiros Fernando Baiano, Magrão e Hugo, Heraki United (Papua Nova-Guiné), Mazembe (Congo), Pachuca (México) e Seongnam Ilhwa (Coreia do Sul). Dois desses terão a missão de impedir que pela primeira vez uma decisão “euroamericana”.
– Iremos jogar no nosso país. Diante de nossa torcida e das pessoas que nos acompanham diariamente. Estamos mais acostumados com o clima da cidade e não precisamos viajar nos últimos dias. Favoritismo se confirma dentro de campo. Mas temos uma equipe equilibrada, com jogadores de seleção e que sabem decidir. Acredito em uma boa estréia neste Mundial – disse Magrão, volante do Al Wahda, e que entra em campo nesta quarta-feira.

Um comentário:

  1. O internacional tem grandes chances de ir pra final contra o inter de milão pois os outros times são muitos fracos e o internacional ja tem um titulo que foi contra o barcelona em 2006 creio eu que também vai se um jogo muito dific pro internacional como foi em 2006 pois os dois times são da europa e também são muito conhesido no cenario europeu acho que internacional tem todas as condições de ganhar mais vai um daqueles jogos istoricos pois o internacional é um time brasileiro e um time brasileiro quando entra numa competição importante não entra pra perder e a sim pra ganhar.

    Vamos nessa internacional em busca de mais um titulo pro futebol brassileiro.

    ResponderExcluir