Olimpiadas 2016

Olimpiadas 2016
Olimpiadas 2016

sábado, 22 de outubro de 2011

Brasileirão Série A

22/10/2011 06h25 - Atualizado em 22/10/2011 06h25

No Canindé, Palmeiras busca tardia reação contra emergente Figueirense

Verdão pega neste sábado o único adversário que conseguiu vencer fora de casa no Brasileiro. Já os catarinenses sonham com Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo

jorginho luiz felipe scolari felipão palmeiras x figueirense (Foto: Agência Estado)Felipão volta a comandar o time; Jorginho é só
alegria com fase do Figueira (Foto: Agência Estado)

O desânimo geral do Palmeiras contrasta com o atual estado de espírito do Figueirense, adversário deste sábado no Canindé, às 18h (de Brasília), pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto a equipe de Luiz Felipe Scolari luta pela honra e tenta afastar a crise que tomou conta do Palestra Itália nos últimos dias, o time catarinense comemora a fuga do rebaixamento e já começa a sonhar com coisas maiores – uma vaga na Taça Libertadores, por exemplo.

No entanto, a tarefa será difícil para os dois lados. O Palmeiras, com 41 pontos e na zona intermediária da tabela, joga em sua melhor casa da temporada. No Canindé, o time só perdeu uma vez em 12 jogos no ano – justamente no domingo passado, para o Fluminense. O problema é que o time tenta uma reação tardia: a sete rodadas do fim do Brasileiro, o Verdão tem como único objetivo manter sua classificação à Copa Sul-Americana.

Contra o Figueira, as lembranças são boas neste ano. Foi justamente contra o rival deste sábado que o Verdão obteve sua única vitória fora de casa no Brasileirão – em Florianópolis, dia 27 de julho. Na ocasião, Maurício Ramos fez o gol da vitória alviverde.

Os comandados de Jorginho, porém, estão invictos há sete jogos como visitantes, série na qual apresentou aproveitamento de 71% (quatro vitórias e três empates). Assim, o Figueira chega fortalecido. Sem jogadores no departamento médico e com apenas dois desfalques decorrentes de suspensões (Bruno Vieira e Ygor), o time, depois de garantir na última rodada a permanência na elite, vai em busca de seu segundo objetivo no Brasileiro: uma vaga na Libertadores. Com 44 pontos, os catarinenses querem sonhar alto.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real a partir das 18h. O PFC transmite para todo o Brasil no sistema pay-per-view.

header as escalações 2

Palmeiras: Felipão fará poucas mudanças em relação à derrota para o Fluminense. Na zaga, Maurício Ramos ocupa a vaga do suspenso Thiago Heleno. Pelo lado direito, Cicinho retorna ao time. No ataque, Ricardo Bueno será mantido no comando – Fernandão perdeu espaço. O time: Deola, Cicinho, Maurício Ramos, Henrique e Gabriel Silva; Chico, Márcio Araújo, Valdivia e Luan; Maikon Leite e Ricardo Bueno.

Figueirense: a exemplo do que fez na véspera do duelo com o América-MG, no sábado passado, Jorginho voltou a refutar qualquer tipo de mistério e deixou claro, durante treinamento aberto para a torcida, quem inicia o confronto com o Palmeiras: Wilson; Pablo, Roger Carvalho, Edson Silva e Juninho; Jônatas, Túlio, Maicon e Elias; Wellington Nem e Júlio César.


quem esta fora (Foto: arte esporte)

Palmeiras: Thiago Heleno, suspenso, Marcos, poupado por dores no joelho, Kleber, afastado por Felipão e aguardando propostas de outros clubes, e Marcos Assunção, com uma lesão no ombro direito.

Figueirense: O lateral-direito Bruno Vieira e o volante Ygor, ambos suspensos.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Palmeiras: Chico, Henrique, Rivaldo, Tinga e Valdvia.

Figueirense: Roger Carvalho, João Paulo, Juninho, Coutinho, Jônatas, Wilson Pittoni, Aloísio e Rhayner.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) apita a partida, auxiliado por Janette Mara Arcanjo (MG) e Gilson Bento Coutinho (PR). No Brasileiro, Ricardo Marques participou de oito jogos, aplicou 28 cartões amarelos (média de 3,5) e um vermelho (média de 0,1), marcou 268 faltas (média de 33,5) e um pênalti no torneio, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas. Destes amarelos, 13 foram para mandantes e 15 para visitantes. Ele apitou um jogo do Verdão na Série A deste ano: Palmeiras 0 x 0 Grêmio, pela 15ª rodada.


header fique de olho 2

Palmeiras: Luan é o artilheiro do time no Brasileirão, com sete gols, e costuma jogar bem no Canindé. Sem Kleber, ele é uma das principais armas do ataque palmeirense. E tem moral com o técnico Luiz Felipe Scolari.

Figueirense: herói da vitória sobre o América-MG, o atacante Júlio César alterna com Wellington Nem o posto de principal jogador do Figueirense. Perigoso dentro da área e veloz, ele também é arma de Jorginho nas bolas paradas. No último fim de semana, ele marcou de falta.

header o que eles disseramLuiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras: "Temos feito quase tudo certo, não temos tanta diferença para os outros times. Mas temos de acreditar mais. Se tivéssemos 48, 49 pontos, teríamos mais confiança para a sequência. Mas vamos tentar dar essa confiança, é disso que o time precisa".

Túlio, volante do Figueirense: "A palavra relaxamento não vai existir aqui no nosso elenco. A gente sabia que poderia conseguir algo bem melhor, e acho que a meta que eu planejo, que acho que todo o grupo planeja também, não foi alcançada ainda. Por isso a gente tem esse tipo de pressão, que, ao meu ver, é positiva. Só vamos relaxar mesmo quando terminar (o Brasileiro), no dia 4 de dezembro”.


header números e curiosidades* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Se não perder no Canindé, o Figueirense iguala sua maior invencibilidade na história do Campeonato Brasileiro, que é de dez jogos - marca alcançada em 2004. Atualmente, a equipe de Jorginho está há nove jogos sem derrotas (três vitórias e seis empates).

* Dos 41 pontos do Palmeiras na tabela do campeonato, apenas nove foram conquistados no segundo turno. Com campanha de uma vitória, seis empates e duas derrotas, o Verdão tem a terceira pior campanha do returno, à frente apenas de Ceará e Cruzeiro.

* Palmeiras e Figueirense são adeptos dos empates neste Brasileirão. No segundo turno, os rivais são os times com mais igualdades: seis, em nove jogos.

header último confronto v2

Em 27 de julho, pelo primeiro turno do Brasileirão, o Palmeiras visitou o Figueirense no Orlando Scarpelli e conseguiu sua única vitória fora de casa na competição. Em jogo truncado e mais fechado no meio-campo, os dois times tiveram poucas chances de gol e apostaram mais nas bolas paradas. A partir de uma delas, aos 37 do segundo tempo, Maurício Ramos definiu, de cabeça, a vitória por 1 a 0 do Verdão. O jogo teve público de 13.283 pagantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário