Coritiba recebe o franco-atirador América-MG, afundado na Z-4
O time mineiro tem apenas 1% de chance de continuar na elite, enquanto o acomodado Coxa busca o melhor resultado possível na competição
Os torcedores que assistirem Coritiba e América-MG, no estádio Couto Pereira, acompanharão uma partida entre dois times que estão com as situações praticamente definidas no Campeonato Brasileiro. O Coxa está na 11ª posição, e tem remotas chances de alcançar o G-5 para conquistar uma vaga na Libertadores 2012. Para isso, precisará de uma boa sequência de vitórias, algo que não conseguiu ainda na atual edição do campeoanto.
O caso do América-MG é mais desesperador. Na lanterna do Brasileirão, com 25 pontos, o Coelho tem somente 1% de chance para escapar da degola e continuar na elite do futebol brasileiro, segundo os cálculos do matemático Tristão Garcia.
No domingo, às 18h (de Brasília), a expectativa é do duelo entre um Coritiba lutador contra um retrancado América-MG. Isso, pois o time paranaense vem de dois empates por 0 a 0 (com São Paulo e Bahia) e precisam apresentar uma boa atuação frente à torcida alviverde, para terminar de forma digna um ano histórico para o Verdão.
O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmite o jogo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, acompanha todas as emoções do confronto, a partir das 19h30m.
Coritiba: Marcelo Oliveira confirmou uma novidade na escalação alviverde. O meia Davi recebe uma chance na meia-cancha, enquanto Everton Costa vai para o banco de reservas. Apesar de ter sentido dores na costa, o volante Léo Gago deverá ser escalado normalmente. A escalação do Coxa deverá ser formada por: Vanderlei; Jonas, Jéci, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Davi e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill.
América-MG: Givanildo Oliveira ainda tem dúvidas para armar o time, principalmente no setor defensivo. Com Anderson vetado pelo departamento médico, o capitão Gabriel está pronto para voltar, mas disputa a posição com Willian Rocha. O Coelho deverá ir a campo com Neneca; Everton Luiz, Micão e Gabriel (Willian Rocha); Sheslon, Amaral, Leandro Ferreira, Rodriguinho e Gilson; Alessandro e Kempes.
Coritiba: Leandro Donizete e Tcheco estão no DM, enquanto o atacante Leonardo está suspenso, após levar o terceiro cartão amarelo.
América-MG: o Coelho não terá o lateral-direito Marcos Rocha, um de seus principais jogadores, que foi expulso na partida contra o Grêmio e está suspenso. O zagueiro Otávio, o volante Dudu e o meia Luciano, seguem contundidos, além do zagueiro titular Anderson, que sofreu uma pancada na panturrilha e virou desfalque de última hora.
Coritiba: Anderson Aquino, Bill, Edson Bastos, Eltinho, Leandro Donizete, Luccas Claro, Pereira, Rafinha, Vanderlei e Willian.
América-MG: Anderson, Alessandro, Dudu, Everton Luiz, Gabriel Santos, Neneca, Otávio, Rodriguinho e Thiago Carleto.
Anderson Daronco (RS) apita a partida, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés (Fifa/RJ) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP). Esta é a primeira partida que Anderson apitará na Série A deste ano.
Coritiba: o goleiro Vanderlei foi o grande destaque no empate com o São Paulo, garantindo o empate do Coxa fora de casa. Na liderança da categoria "goleiros", Vanderlei quer manter a muralha para ajudar o Alviverde e dar continuidade a boa fase na meta coxa-branca.
América-MG: Alessandro, atacante do América-MG: O jogador passou a maior parte do segundo turno em recuperação de uma contusão. O atacante voltou há duas rodadas, mas ainda não conseguiu balançar as redes. Durante a semana, Alessandro destacou que o Coelho ainda tem chances de se salvar e que pretende trabalhar para isso.
Jéci, zagueiro do Coritiba: “Vai ser um jogo muito difícil, como foi diante do Bahia. Um adversário que está de franco-atirador, que não tem nada a perder. Tomara que venha para ganhar o jogo”.
Givanildo, técnico do América-MG: “Fizemos algumas mudanças, e espero que tudo dê certo. Temos que tentar alguma coisa diferente. O time tem jogado bem, é o que escuto por toda a cidade e na imprensa, mas não adianta, porque precisamos da vitória”.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* A primeira partida disputada entre as equipes na história da Série A do Brasileiro aconteceu há 40 anos. Na oportunidade, no dia 13 de outubro de 1971, vitória mineira por 2 a 0 no Mineirão, com gols de Dario e Amauri.
* Coritiba e América-MG têm uma média de dois gols marcados por partida na história da Série A do Brasileiro. Ao todo foram marcados 22 gols em 11 jogos, sendo 13 a favor do Coxa e nove a favor do Coelho.
* Somando todas as competições (Séries A e B e Copa Sul Minas), Coritiba e América-MG já se enfrentaram 16 vezes, com ampla vantagem do Coxa. Nestes 16 confrontos foram três vitórias do Coelho, cinco empates e oito triunfos do Coritiba, com 14 gols a favor da equipe mineira e 19 a favor da equipe paranaense.
No duelo do primeiro turno, o Coritiba conquistou uma das duas únicas vitórias fora de casa neste Brasileirão. Jogando em Sete Lagoas (MG), o Alviverde Paranaense venceu o América-MG por 3 a 1, com gols de Bill e Marcos Aurélio (duas vezes). Kempes descontou para os mineiros. Somente 632 pessoas pagaram para assistir o duelo. Na época, o Coelho era comandado pelo técnico Antônio Lopes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário