Surpresa do dia, esgrimista brasileiro elimina favorito e chega à semifinal
Último classificado na 1ª fase, Guilherme Toldo garante ao menos o bronze após bater americano Miles Chamley-Watson e canadense Etienne Turbide
O esgrimista Guilherme Toldo, de 19 anos, foi protagonista da maior surpresa do dia nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Após passar pela primeira fase do florete no sufoco, com a décima sexta e última vaga, o brasileiro conseguiu derrotar o americano Miles Chamley-Watson - ex-número 2 do mundo, primeiro nas classificatórias e favorito ao ouro na competição -, e o canadense Etienne Lalonde Turbide, garantindo presença nas semifinais. Com o resultado, ele já assegura, no mínimo, a medalha de bronze para o Brasil.
- Sabia que seria o tudo ou nada pra mim e arrisquei tudo contra o americano nas oitavas. Joguei no limite e consegui vencer. Contra o canadense a luta fluiu melhor. Está sendo tudo diferente, pois nunca havia disputado esta competição - contou o atleta do Grêmio Náutico União, sem conseguir conter as lágrimas.
Nas oitavas de final, apesar do currículo do americano, o gaúcho não se intimidou e mostrou na pista que o combate seria disputado. No primeiro tempo, com duração de três minutos, empate em 7 a 7. No segundo, vantagem para Toldo por 7 a 6. E no terceiro e decisivo, o brasileiro fez o décimo quinto ponto e garantiu vaga nas quartas de final: 15 a 13.
Chamley-Watson estava invicto na competição, com cinco vitórias. Já Toldo, que é apenas o número 115 do ranking mundial, havia vencido apenas uma luta, com aproveitamento de 20%. Na sequência, a vítima da vez foi o canadense Turbide, de 22 anos, 49º melhor esgrimista na categoria florete. Mas o brasileiro foi superior novamente e venceu com sobras: 15 a 7.
Na semifinal, Toldo vai encarar outro adversário americano, Alexander Massialas. O duelo acontece ainda nesta terça-feira, às 22h (de Brasília). Heitor Shimbo, outro representante do país na competição, não conseguiu vaga para a fase eliminatória e terminou sua participação em décimo sétimo lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário