Olimpiadas 2016

Olimpiadas 2016
Olimpiadas 2016

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Jogos Pan-Americanos

27/10/2011 11h00 - Atualizado em 27/10/2011 11h00

Asterix, tetris, PX: Petrix, ginasta, se diverte com apelidos e assédio das fãs

Ouro por equipes e na final da barra em Guadalajara, paulista de 19 anos recebeu o nome sem que mãe soubesse: ‘Ela chorou por dois dias’

Por Gabriele LombaDireto de Guadalajara, México

ginastica Petrix Barbosa na final individual geral do Pan de Guadalajara (Foto: Ricardo Bufolin / Photoegrafia)Petrix Barbosa disputa seu primeiro Pan
(Foto: Ricardo Bufolin / Photoegrafia)

“Ele devia estar...”. Petrix Barbosa brinca, faz piada. Não acredita muito na versão que o pai lhe deu sobre a escolha do nome. O irmão, Herbert Filho, não perde uma oportunidade. Acostumado às brincadeiras em casa e na rua, o ginasta, ouro por equipes, curte a fama repentina e o posto de muso em Guadalajara. Ganhou vaga na seleção do Pan depois que Mosiah Rodrigues foi cortado por lesão.

Asterix, o personagem dos quadrinhos. Tetris, o jogo eletrônico. São alguns dos apelidos que ganhou na escola e na ginástica. Ele nem liga. Gosta do nome. O pai, Herbert, se defende. Diz que foi uma homenagem póstuma a um grande amigo. Só esqueceu de avisar à esposa...

- Meu pai registrou meu nome sem a minha mãe saber. Quando ela soube, chorou por dois dias. Eu gosto do meu nome. Meu irmão vivia me zoando “quando crescer, fizer 18 anos, muda de nome”. Hoje me chamam mais de PX porque é mais fácil. Ganhei esse apelido de um amigo que treinava comigo e com o Sasaki (Sérgio Sasaki).

Petrix (lê-se Pétrix) Estevan Barbosa, de 19 anos, começou a despontar na ginástica em São Bernardo do Campo. Desde janeiro, mudou-se para o Rio de Janeiro. Defende as cores do Flamengo e pode ser visto pelas praias da Barra da Tijuca ou de Ipanema. Sempre bem arrumado, de topete bem feito.

ginastica Petrix Barbosa na final individual geral do Pan de Guadalajara (Foto: Ricardo Bufolin / Photoegrafia)Petrix vai disputar a final da barra fixa
(Foto: Ricardo Bufolin / Photoegrafia)

- Agora estou feio, bagunçado. Procuro sair bem vestido, arrumar o cabelo, escolher um relógio. Adoro ir à praia. Quando está chovendo vou ao shopping, saio com os amigos à noite. Gosto de curtir um eletrônico, sertanejo, pagode. De tudo um pouco.

Em Guadalajara, Petrix virou muso das fãs de ginástica e do GLOBOESPORTE.COM. Na sexta-feira, as meninas terão a última chance de vê-lo: na final da barra fixa.

- Pediram para tirar um monte de fotos, para dar autógrafos. Assinei até no braço de uma menina, nunca tinha feito isso. Gritavam “Barbosa” (diz, com sotaque espanhol). Achava legal, parava. Tirei foto com todo mundo.

Se tem namorada?

- Não mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário