Atlético-MG e Grêmio fazem 'final'
em campeonato de pontos corridos
Duelo coloca frente a frente segundo e terceiro colocados. Vitória de um
dos times pode significar o adeus do outro na briga pelo titulo brasileiro
59 comentários
Na décima edição do Brasileirão por pontos corridos, alguns ainda dizem que o povo brasileiro é acostumado a competições em que existe uma final para definir quem será o campeão. Já os defensores do sistema ponto a ponto afirmam que toda partida é como uma final, já que a vitória conquistada no início tem o mesmo valor do que uma na reta final.
Mas a partida deste domingo entre Atlético-MG e Grêmio, marcada para as 18h30m (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte, alia as duas teses, já que o confronto coloca frente a frente o vice-líder e o terceiro colocado da competição, que estão separados apenas por três pontos. Dependendo do resultado, um time pode deixar a briga pelo título e manter-se focado apenas em conseguir uma vaga na Libertadores, enquanto o outro continua vivo na busca pelo título.
No Atlético-MG, o discurso de todos os jogadores e até de Cuca durante a semana foi de que a partida é como uma final. Em caso de vitória, o Galo abre vantagem sobre um concorrente direto e ainda continua a perseguição ao líder Fluminense. O clima de final é tão claro, que, mesmo com uma semana cheia para treinar a equipe, Cuca priorizou trabalhos técnicos sem esboçar a escalação até quinta-feira, enquanto na sexta e no sábado fechou parte da atividade para a imprensa, a fim de não divulgar a escalação. Segundo o treinador, ele vem testando todas as opções para as vagas dos desfalques, com muito estudo com relação à formação Tricolor.
No Grêmio, Vanderlei Luxemburgo até tentou minimizar esse caráter decisivo, talvez como estratégia, mas os jogadores também encaram o jogo com seriedade acima do normal. Em caso de vitória, o time alcança a melhor colocação no campeonato: o segundo lugar. O triunfo é encarado como a chance de se consolidar na luta pela vaga na Libertadores, bem como manter-se na disputa pelo título. Em caso de derrota, todos admitem que ser campeão ficará mais difícil, embora não seja impossível. Prova da importância do jogo dada pelos gremistas é de que a preparação foi feita em Atibaia, no interior de São Paulo, desde segunda-feira. O retiro foi a forma de priorizar a recuperação física após uma maratona de 19 jogos em 64 dias, contando ainda a Copa Sul-Americana.
Se não bastassem os ingredientes principais para este jogo, ainda há os periféricos, como mais um encontro entre Ronaldinho Gaúcho e o Grêmio, fato que por si só já chama atenção. Se foi muito hostilizado na partida no Sul, sendo um dos que mais vibrou com a vitória após o apito final, em Belo Horizonte, ele deve ser um dos mais festejados pela torcida Alvinegra. Outro duelo à parte estará no banco de reservas, onde Cuca, um dos técnicos emergentes que mais se consolidou nos últimos anos, porém sem títulos de expressão, estará frente a frente com Vanderlei Luxemburgo, pentacampeão brasileiro como treinador. No duelo pessoal entre os dois como técnicos em Brasileiros, há empate em cinco vitórias para cada lado em 12 confrontos.
saiba mais
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real e com vídeos exclusivos a partir de 18h. Os canal SporTV transmite a partida para todo Brasil (menos Minas Gerais) a partir de 18h20m. O canal Premiére também televisiona o confronto, através do sistema pay-per-view.

Atlético-MG: Cuca não deu pistas durante a semana e ainda fechou parte dos treinos na sexta e no sábado. Ele faz mistério com relação a quem entra nas duas laterais, já que os titulares estão suspensos, e ainda alimenta outra dúvida, com relação ao centroavante, já que Jô segue fora. O provável time deverá ter Victor; Serginho, Leonardo Silva, Réver e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Danilinho, Ronaldinho Gaúcho e Bernard; e Leonardo.
Grêmio: será a primeira vez no returno do Brasileirão que Vanderlei Luxemburgo poderá contar com seu Grêmio ideal. Sem titulares machucados ou suspensos, o treinador mandará a campo força máxima depois de seis jogos. Fernando, ausente por suspensão no empate com o Flamengo, portanto, está de volta. A equipe: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno.

Atlético-MG: Marcos Rocha e Junior Cesar estão fora porque receberam o terceiro cartão amarelo contra o Náutico. Já o atacante Jô está recuperado da lesão muscular na coxa esquerda, mas segue fazendo trabalho de recondicionamento físico e não joga. Rafael Marques também está suspenso pelo acúmulo de cartões, mas de todo jeito seria reserva.
Grêmio: não há titulares machucados ou suspensos. O departamento médico conta atualmente com Facundo Bertoglio, Fábio Aurélio e Saimon. O lateral Julio Cesar já se recuperou de cirurgia no joelho, feita em maio, e já atuou em partida do time B no sábado.
Atlético-MG: Bernard, Leandro Donizete, Pierre, Richarlyson e Victor.
Grêmio: Marcelo Grohe, Anderson Pico, Naldo e Rondinelly
Heber Roberto Lopes (Fifa/PR) apita a partida, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO). Heber Lopes arbitrou 12 jogos no Brasileirão, marcou 465 faltas (média de 38,7 por jogo), aplicou 46 amarelos (média de 3,8 por jogo), quatro vermelhos (média de 0,3 por jogo) e um pênalti (média de 0,08 por jogo). O campeonato tem média de 5,01 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,2 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos gaúchos na Série A deste ano: Grêmio 2 x 0 Náutico, pela 24ª rodada.
Atlético-MG: em Bernard. O meia foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira e apesar de não ter jogado, voltou muito empolgado de Goiânia, onde conviveu com Mano Menezes e os demais selecionáveis. Além disso, ele é um dos principais nomes do Atlético-MG na competição e foi dele a belíssima jogada que resultou no gol do Jô no encontro dos times no primeiro turno vencido pelo Galo por 1 a 0.
Grêmio: artilheiro do time no campeonato com oito gols, Marcelo Moreno tem a fama de ser carrasco do Atlético-MG. Fez dois gols contra o Galo, em quatro jogos, na época em que defendia o Cruzeiro, e espera manter a escrita.
Ronaldinho Gaúcho, meia do Atlético-MG: “"Agora é que entra esse ingrediente, lembrar de tudo o que aconteceu (no Olímpico) e por isso nós vamos com tudo para conquistar essa vitória. Sabemos que precisamos muito do apoio do torcedor porque é um dos jogos mais difíceis do campeonato. Agora tudo serve como motivação”."
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: "O Grêmio vai jogar uma decisão de campeonato fora de casa. Nos preparamos para um jogo de decisão importante. É fundamental estar em jogos decisivos com todo elenco à disposição. Mas a competição não acaba domingo. Entendo e respeito, mas a análise de vocês é muito pontual. Nós fazemos projeção de tabela. Nesse confronto direto, se rolar a vitória ficamos bem. Tem que ter muito cuidado agora."
* O Atlético-MG leva enorme vantagem nos confrontos com o Grêmio em Minas Gerais na história do Campeonato Brasileiro. Ao todo foram 22 jogos, com 12 vitórias do Galo, seis empates e apenas quatro triunfos gremistas. Nesses 22 jogos, o Atlético marcou 30 gols e sofreu 17.
* Atlético-MG e Grêmio se enfrentaram apenas uma vez no estádio Independência na história do Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, dia 07/08/2004, o Galo venceu o Tricolor por 3 a 0, gols de Márcio Santos (2) e Alex Mineiro.
* A maior goleada na história dos confrontos entre Atlético-MG e Grêmio em Brasileiros favorece a equipe gaúcha. No dia 08/09/96, o Grêmio venceu por 5 a 0 em Porto Alegre, gols de Saulo, Zé Afonso(2) e Paulo Nunes(2). Vale lembrar, que naquele ano, a equipe gaúcha foi campeã brasileira.
* Já a maior vitória do Galo sobre o Grêmio em Brasileiros aconteceu em 2001, pelas 4ª de final da competição, quando o Atlético-MG venceu por 3 a 0 no Mineirão, gols de Guilherme(2) e Marques.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
O último duelo entre as equipes ocorreu no dia 1º de julho deste ano, partida válida pela sétima rodada do Brasileirão. O jogo foi no Estádio Olímpico e acabou vencido pelo Atlético-MG por 1 a 0, gol de Jô. Na ocasião, o mais bonito não foi o tento em si, mas a jogada do meia Bernard, que deu dois chapéus dentro da área gremista antes de cruzar para a conclusão de Jô. Se o grande alvo da torcida e dos rivais atleticanos era Ronaldinho Gaúcho, como sempre muito hostilizado no sul, quem brilhou foi o garoto, então com 19 anos.
Links Patrocinados
Vá com o Timão Pro Japão
Compre seu Kit por 14,90 e Concorra a 130 Viagens e 12 Carros e Motos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário