Não está fácil para ninguém: Dragão e Fla dividem aflição e risco de queda
Com a lanterna nas mãos, Atlético-GO enfrenta o rival carioca no Serra Dourada. Bem perto do Z-4, Urubu conta com a estreia de Cleber Santana
20 comentários
A zona de rebaixamento é o assunto corrente. Um pouco mais para cá, um pouco menos para lá, mas não há como fugir. O jeito é tentar virar a página. E para isso, só somando pontos. Neste domingo, Atlético-GO e Flamengo se enfrentam no Serra Dourada, em Goiânia, às 16h (de Brasília), e dividem a aflição provocada pelo risco de queda. O Dragão se vê em um cenário muito mais desconfortável. O time chega à 26ª rodada do Brasileiro apenas com 20 pontos e com a lanterna pegando fogo nas mãos. Um pouco acima, em 16º, o Urubu respira melhor, mas enche os pulmões com ar ainda poluído. Com 28 pontos, está só quatro à frente do Sport, que é primeiro do Z-4. O Flamengo tem um jogo a menos.
O Atlético-GO vê a partida contra o Flamengo como um duelo de seis pontos. O Dragão está oito pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, que é justamente o Rubro-Negro carioca. Empolgada pela vitória diante do líder Fluminense, a equipe goiana quer agora voltar a vencer em casa, fato que não ocorre desde a 18ª rodada, quando superou o Palmeiras no Serra Dourada.
No lado dos cariocas, o segundo tempo do empate por 1 a 1 com o Grêmio, domingo passado, virou alento. Jogadores e torcedores enxergaram, ainda que com dificuldades, uma luz de esperança no fim do túnel. Contra os gaúchos, que brigam pelo título e por vaga na Libertadores, o Flamengo conseguiu ser superior pelo menos por 45 minutos. Não foi suficiente para encerrar a incômoda série de sete partidas sem vitória - quatro derrotas e três empates -, mas renovou o ânimo pelos lados do Ninho do Urubu.
saiba mais
Autor do gol do time na última partida, Adryan será titular contra o Atlético-GO e vai ser escalado como armador, sua função de origem. Ao lado dele, estará Cleber Santana. Mesmo antes de ser apresentado no fim da manhã de sexta, o meia, ex-Santos, Atlético de Madri e São Paulo, treinou entre os titulares de Dorival. Ele chega para tentar dar fim ao principal problema do time: a falta de criatividade.
A Rede Globo transmite a partida para RJ, ES, SC, GO (menos Goiânia), Petrolina (PE), BA, RN, PB, SE, Balsas (MA), AL, PI, Santarém (PA), AM, RO, TO, AC e RR. O Premiere exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
Atlético-GO: Artur Neto é obrigado a fazer três alterações. O lateral Diego Giaretta e o meia Danilinho, suspensos, dão lugar a Eron e Joilson. O zagueiro Gustavo pertence ao Flamengo e não pode enfrentar a equipe carioca por motivos contratuais. Ele será substituído por Gilson. O Dragão está definido com Márcio; Marcos, Gilson, Reniê e Eron; Pituca, Dodó, Ernandes e Joilson; Diogo Campos e Patric.
Flamengo: Dorival Júnior vai manter a base da escalação da equipe que empatou por 1 a 1 com o Grêmio na rodada passada, mas uma mudança importante será feita. Recém-chegado, Cleber Santana entra no meio-campo, e Liedson deixa o ataque. Desta forma, o time passa a jogar com dois meias: Cleber e Adryan. Léo Moura, que enfrentou os gaúchos como armador, cumprirá suspensão. Wellington Silva será mantido na lateral direita. No ataque, o técnico vai usar somente Vagner Love. A formação: Felipe, Wellington Silva, Frauches, González e Ramon; Cáceres, Ibson, Luiz Antonio, Cleber Santana e Adryan; Vagner Love.

Atlético-GO: flagrado no exame antidoping, Bida está suspenso pelo STJD. Danilinho, Diego Giaretta e Marino cumprem automática pelo terceiro cartão amarelo. Adriano Pimenta e Felipe Brisola têm lesão no joelho. Leonardo se recupera de inflamação no tendão da coxa. Rafael Cruz está com pubalgia.
Flamengo: além de Léo Moura, suspenso, o Rubro-Negro não terá o zagueiro Welinton, o meia Mattheus e os volantes Airton e Muralha. Todos estão no departamento médico. O meia Renato ainda recupera a forma física após cirurgia no joelho direito. O volante Maldonado faz fisioterapia no joelho esquerdo operado e não joga mais nesta temporada.
Atlético-GO: Alexandre Oliveira, Bida, Carlos, Marcos, Patric e Paulo Henrique.
Flamengo: Adryan, Cáceres, Ibson, Liedson, Luiz Antonio, Negueba, Renato Abreu, Vagner Love, Welinton e Wellington Silva.
Atlético-GO: Joilson foi um dos poucos jogadores poupados pela torcida do Atlético-GO durante a fraca campanha que o time faz neste Brasileirão. O meia conseguiu ter uma sequência de boas atuações, no entanto, deixou a equipe em um momento delicado. Após a expulsão diante do Atlético-MG no fim do primeiro turno, Joilson foi suspenso em quatro jogos pelo STJD. Com o fim da punição e a ausência de Danilinho, o atleta está de volta ao Dragão após cinco partidas. Se mantiver o bom nível que apresentou na Série A em 2012, Joilson poderá ajudar o clube goiano a conquistar sua segunda vitória seguida.
Flamengo: o gol de falta e a boa atuação contra o Grêmio deram a Adryan a chance como titular do time na partida diante do Atlético-GO. O jogador, que até então vinha sendo escalado como atacante, treinou ao longo da semana no meio-campo, seu lugar de origem.

Joilson, meia do Atlético-GO: “Temos que nos aproximar das equipes que estão brigando contra o rebaixamento. É uma rodada decisiva. Primeiro temos que vencer o Flamengo e depois somar pontos fora de casa. Ainda precisamos de mais oito vitórias para tirar o Atlético-GO desta situação difícil. Vamos tentar manter o embalo”.
Joilson, meia do Atlético-GO: “Temos que nos aproximar das equipes que estão brigando contra o rebaixamento. É uma rodada decisiva. Primeiro temos que vencer o Flamengo e depois somar pontos fora de casa. Ainda precisamos de mais oito vitórias para tirar o Atlético-GO desta situação difícil. Vamos tentar manter o embalo”.
Cleber Santana, meia do Flamengo: "Não vão faltar empenho, dedicação e profissionalismo. O Flamengo jamais pode pensar em rebaixamento. Temos que pensar em conquistar uma sequência de vitórias para sair dessa situação incômoda. Ainda mais pelo grupo que a gente tem e por ser Flamengo, temos que brigar lá em cima. Mas temos de pensar jogo a jogo".
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Flamengo e Atlético-GO lutam contra o rebaixamento neste campeonato. Este é o sétimo ano em que o Brasileirão é disputado por 20 clubes no sistema de pontos corridos. Nos seis anos anteriores, nenhum time escapou do rebaixamento com menos de 42 pontos.
* Na história do Campeonato Brasileiro, o Flamengo disputou 21 jogos na cidade de Goiânia, enfrentando 18 vezes o Goiás e três vezes o próprio Atlético. Na capital goiana, o Fla obteve cinco vitórias, dez empates e sofreu seis derrotas, marcou 23 gols e sofreu 23.
* O Atlético-GO não marcou sequer um gol nas três vezes que recebeu o Flamengo em Goiânia na história do Campeonato Brasileiro: 0 a 0 em 1986 e 2011 e 0 a 1 em 2010. Todos os sete gols marcados pelo Dragão em jogos com o Flamengo em Brasileiros foram no Rio de Janeiro.
Flamengo e Atlético-GO se enfrentaram pela última vez na sétima rodada deste Brasileirão. No dia 1º de julho, no Engenhão, o time carioca levou a melhor e bateu o rival, de virada, por 3 a 2. Renato marcou duas vezes de falta para o Fla. Adryan entrou no segundo tempo, melhorou o time e fez um gol. Felipe anotou os dois gols do Dragão. Apenas 4.200 pessoas pagaram para assistir à partida.
Links Patrocinados
Já pediu seu Credicard?
Por apenas 3x de R$11,00 você pode ter um. Aproveite essa chance! Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário