Olimpiadas 2016

Olimpiadas 2016
Olimpiadas 2016

domingo, 23 de outubro de 2011

Brasileirão Série A

23/10/2011 06h30 - Atualizado em 23/10/2011 06h30

Na luta contra a queda, Atlético-PR e Ceará se enfrentam em Curitiba

Jogo de 600 pontos, último suspiro, final de Copa do Mundo... Partida, pela 31ª rodada, é decisiva na luta contra o rebaixamento para a Série B

Por GLOBOESPORTE.COMCuritiba e Fortaleza

Decisão, jogo de 600 pontos, último suspiro, final de Copa do Mundo... Essas adjetivações - atribuídas por jogadores e técnicos dos dois times durante a semana - resumem a importância da partida para Atlético-PR e Ceará, que se enfrentam às 16h (horário de Brasília) deste domingo, na Arena da Baixada, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Montagem - Atlético Paranaense x Ceará - Cleber Santana e Fernando Henrique (Foto: Globoesporte.com)Furacão de Cléber Santana encara Ceará de Fernando Henrique: decisão na Arena (Foto: Globoesporte.com)

A diferença entre eles é de quatro pontos. O Furacão tem 28. O Vozão, 32. Se vencer, o Rubro-Negro ainda não sai da zona de rebaixamento, mas fica mais próximo disso. Em busca da reação após perder por 2 a 0 para o Botafogo, o técnico Antônio Lopes promove três alterações. As novidades são o volante Cléber Santana e os atacantes Guerrón e Nieto.

Enquanto o Atlético-PR luta para sair, o Ceará quer seguir de fora do Z-4. Para isso, a equipe de Estevam Soares precisa melhorar o aproveitamento como visitante. Durante toda a competição, o Vozão venceu apenas um jogo fora de casa. Além disso, ele não terá o atacante Osvaldo, principal estrela do time.

A partida entre Atlético-PR e Ceará, pela 31ª rodada, está marcado para 16h deste domingo, na Arena. O Premiere, pelo sistema Pay-per-view, transmite a partida para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, acompanha o confronto a partir de 15h30m.

header as escalações 2

Atlético-PR: Antônio Lopes promove três mudanças em relação à derrota para o Botafogo, no fim de semana passado. O volante Cléber Santana substitui Renan Foguinho; o atacante Guerrón entra na vaga do meia Marcinho; na frente, Morro García dá lugar a Federico Nieto. A provável escalação: Renan Rocha; Wagner Diniz, Manoel, Gustavo Araújo e Héracles; Deivid, Marcelo Oliveira, Cléber Santana e Paulo Baier; Guerrón e Nieto.

Ceará: Estevam Soares testou um time mais defensivo para encarar o Atlético-PR fora de casa. Com alguns desfalques, teve de reformular a equipe titular e escalou quatro volantes no meio. A provável escalação: Fernando Henrique; Boiadeiro, Fabrício, Daniel Marques e Vicente; Michel, João Marcos, Careca e Eusébio; Felipe Azevedo e Washington.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Atlético-PR: o lateral-esquerdo Paulinho (em fase final de recuperação de dores no joelho), os volantes Paulo Roberto (lesão no tornozelo) e Kleberson (luxação no ombro) e o meia Branquinho (pubalgia) seguem de fora do time. Nenhum jogador está suspenso.

Ceará: continuam no departamento médico o goleiro Adilson e o zagueiro Diego Sacoman. Erivélton ainda segue em transição no departamento físico do clube. Osvaldo, Heleno e Leandro Chaves cumprem suspensão automática. O meia Luizinho, com ruptura de ligamento do joelho, também segue fora.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Atlético-PR: Cléber Santana, Deivid, Marcelo Oliveira, Marcinho, Morro Garcia, Nieto, Paulo Baier, Renan Rocha, Robston e Rodriguinho.

Ceará: Anderson Luís, Erivélton, Egídio, Washington, Boiadeiro, João Marcos e Roger.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa/SP) apita a partida, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ). Ao todo, Sálvio Spinola participou de oito jogos, aplicou 33 cartões amarelos (média de 4,1) e dois vermelhos (média de 0,2), marcou 273 faltas (média de 34,1) e um pênalti no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas. Destes amarelos, 13 foram para mandantes e 20 para visitantes. Ele apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Ceará 2 x 2 Botafogo, pela terceira rodada, e Grêmio 4 x 0 Atlético-PR, pela 21ª.

header fique de olho 2
Atlético-PR:
no volante Cléber Santana. O jogador de 30 anos volta ao time titular do Atlético-PR. Contra Vasco da Gama e Botafogo, ele começou no banco de reservas e entrou apenas no segundo tempo. Ganhou elogios de Lopes e está confirmado entre os 11 para encarar o Ceará.

Ceará: no goleiro Fernando Henrique. O camisa 1 do Ceará é um dos principais nomes da equipe e tem salvado o Vovô nos momentos mais duros, inclusive, fora de casa. Com um esquema montado de forma tão defensiva por Estevam para este jogo, Fernando Henrique tem chances ainda de brilhar mais.

header o que eles disseram

Cléber Santana, volante do Atlético-PR: “Tenho certeza que a gente vai fazer uma grande partida e conseguir uma vitória para poder encostar ali no Ceará que é um adversário direto nosso. É uma final de Copa do Mundo, é um confronto direto, uma equipe que está brigando com a gente ali e só nos interessa a vitória. Desses três resultados que tem, empate, vitória e derrota, só interessa a vitória para que a gente possa na semana seguinte ter uma tranquilidade para trabalhar, e trabalhando em cima de vitória tudo fica mais gostoso”.

Careca, volante do Ceará: "Estou feliz por voltar ao time titular. Quero entrar e ajudar com uma vitória. Você pode ter quatro volantes e ser defensivo, como pode ter quatro volantes ofensivo. Vai depender muito da maneira como nós vamos nos comportar dentro de campo. Se nós recuarmos com quatro volantes, vamos ser totalmente defensivos, mas se adiantarmos a marcação, diminuir os espaços do Atlético-PR, conseguirmos recuperar a bola rapidamente no meio-campo, vamos está próximos do gol".

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Na temporada atual, o Atlético-PR disputou 61 partidas. Foram 24 vitórias, 14 empates e 23 derrotas, com 90 gols marcados e 82 sofridos. O meia Paulo Baier, com 15 gols, é o artilheiro em 2011. O meia Madson, dispensado pelo clube no início do mês, e o atacante Guerrón marcaram 11 cada e são os vice-artilheiros.

* Já o Ceará jogou 67 vezes este ano, com 35 vitórias, 13 empates e 19 derrotas. O Vozão balançou as redes adversárias em 110 oportunidades e levou 80 gols. Os atacantes Marcelo Nicácio, com 24 gols, e Washington, com 18, são os artilheiros da equipe cearense no ano.


header último confronto v2

No duelo do primeiro turno, no dia 28 de julho, o Ceará venceu o Atlético-PR, de virada, por 2 a 1, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza-CE. O meia Madson (dispensado pelo Furacão no início de outubro) abriu o placar no primeiro tempo. O atacante Marcelo Nicácio, que entrou na etapa final, marcou duas vezes e garantiu a vitória do Vozão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário