Desesperados x despreocupados: Cruzeiro recebe o Atlético-GO
Raposa entra na zona de rebaixamento por causa da vitória do Atlético-MG sobre o Fluminense. Dragão está praticamente garantido na Série A 2012
O duelo entre Cruzeiro e Atlético-GO, às 18h (de Brasília) de domingo, na Arena do Jacaré, será marcado pelo desespero contra a despreocupação. Sem vencer há 11 jogos, a Raposa entrou na zona do rebaixamento por causa da vitória de seu maior rival, o Atlético-MG. O time celeste, pressionado, encara o Dragão, já praticamente garantido na Série A em 2012, seu principal objetivo na competição.
A situação dos mineiros não é nada fácil. O time contabiliza seu pior retrospecto na história do Campeonato Brasileiro. Agora ainda mais, após ingressar no Z-4, a equipe do técnico Vágner Mancini não pensa em outro resultado que não seja a conquista dos três pontos.
Mas os goianos prometem dificultar ao máximo. Despreocupado por conta do afastamento do fantasma do descenso, o técnico Hélio dos Anjos não quer saber de relaxamento e espera pontuar o máximo possível para conseguir um feito inédito: classificar o Atlético-GO para a Copa Sul-Americana. No momento, a equipe está em décimo lugar, com 42 pontos.
O GLOBOESPORTE.COM traz a cobertura completa do jogo a partir das 17h30 (de Brasília).
Cruzeiro: O técnico Vágner Mancini manteve o mistério quanto ao esquema tático utilizado. Outra dúvida é com relação ao terceiro estrangeiro, com Farías e Ortigoza disputando a vaga. Se optar pelo 4-4-2, o time será formado por Fábio; Vítor, Léo, Victorino e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Fabrício, Roger e Montillo; Anselmo Ramon e Ortigoza (Farías). Caso Manicni escolha o 3-5-2, o meia Roger dará lugar ao zagueiro Naldo.
Atlético-GO: Hélio dos Anjos sempre tenta mexer o menos possível na equipe. E contra o Cruzeiro o treinador fará apenas uma modificação na equipe, e por motivos clínicos. No treino desta sexta-feira, o volante Pituca sentiu dores no joelho e foi vetado para o confronto contra a Raposa. Agenor, que cumpriu suspensão na última rodada, mas teoricamente ficaria no banco de reservas, retorna ao time para a vaga de Pituca. Felipe ficou de fora dos treinos do Dragão até quinta-feira por conta de uma amigdalite, mas não aerá problema. A escalação: Márcio; Rafael Cruz, Anderson, Gilson e Thiago Feltri; Agenor, Marino, Bida e Vítor Júnior; Anselmo e Felipe.
Cruzeiro: o atacante Bobô, em fase final de recuperação do estiramento na coxa direita, segue treinando na Toca da Raposa. O volante Leandro Guerreiro, com lesão no joelho direito, também segue de fora. Outro com problema no joelho é o volante Everton, que não atuará mais nesse Brasileiro, assim como Wallyson, com fratura no pé esquerdo. O volante Charles foi o último a se machucar. Com estiramento na coxa direita, ele ficará fora do time por 15 dias.
Atlético-GO: o volante Pituca, com dores no joelho.
Cruzeiro: Anselmo Ramon, Gabriel Araújo e Wallyson.
Atlético-GO: Anselmo, Diogo Campos, Juninho, Leonardo, Pituca, Thiago Feltri e Vítor Júnior.Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP) apita a partida, auxiliado por Dibert Pedrosa Moises (Fifa/RJ) e Marcio Luiz Augusto (SP). Ao todo, Seneme participou de 12 jogos, aplicou 49 cartões amarelos (média de 4,08) e três vermelhos (média de 0,2), marcou 416 faltas (média de 34,6) e três pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas. Destes amarelos, 15 foram para mandantes e 34 para visitantes. Ele apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Figueirense 2 x 0 Atlético-GO, pela terceira rodada, e Cruzeiro 2 x 0 Grêmio, pela oitava.
Cruzeiro: o atacante Anselmo Ramon é o jogador do setor ofensivo que mais gols marcou na competição – cinco. Na vaga do suspenso Wellington Paulista, o jovem jogador terá a chance de ampliar seus números na artilharia e tentar garantir a titularidade na equipe de Vágner Mancini.
Atlético-GO: o lateral Rafael Cruz tem sido um dos vários destaques do time rubro-negro. Pertencente ao Atlético-MG, o jogador tem contrato com o Dragão até o final do ano, e já tem despertado o interesse de outros clubes. Com boas jogadas pela linha de fundo, o lateral é uma ótima peça ofensiva dos goianos.
Vágner Mancini, técnico do Cruzeiro: "O Atlético-GO já está numa situação bem cômoda. Sem risco de cair. É uma equipe que joga atrás da linha da bola, montada há quase três anos. O Hélio (dos Anjos) acertou ainda mais a equipe, que tem feito bons jogos. Mas estamos numa situação que não podemos esperar muito. Temos que sair e atacar desde o início".
Hélio dos Anjos, técnico do Atlético-GO: "Todas as informações que recebemos dizem que será o jogo da vida do Cruzeiro. É uma equipe que não está bem na competição, mas não deixou de ser um grande time. Temos que tomar muito cuidado. Será o jogo da nossa vida também. Queremos vencer para dar mais um grande passo e fugir do rebaixamento".
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* As duas equipes já frequentaram a zona de rebaixamento na atual competição. Os mineiros estiveram no Z-4 por quatro rodadas, enquanto os mineiros ficaram três.
* Está é a pior campanha do Cruzeiro na era de pontos corridos. Até a 30ª rodada, a pior colocação da Raposa foi em 2005, quando estava no 13º lugar, com 39 pontos.
* O técnico Vágner Mancini, do Cruzeiro, ainda não venceu. Somente Joel Santana conheceu triunfo no comando celeste no Brasileiro. As oito vitórias da Raposa na competição tiveram ‘papai Joel’ no banco de reservas.
* O Cruzeiro não vence uma partida como mandante neste Brasileiro há mais de dois meses (ou seis jogos). Sua última vitória como mandante aconteceu no dia 20 de agosto, quando derrotou o Ceará por 1 a 0, em Uberlândia.
* Nas últimas cinco vezes que atuou fora de casa neste Brasileiro, o Atlético-GO não venceu. Foram três empates (Ceará, Vasco e Avaí) e duas derrotas (Fluminense e Corinthians).
O Atlético-GO não tomou conhecimento do Cruzeiro, que havia acabado de interromper a invencibilidade de 11 jogos do Corinthians, em pleno Pacaembu.
No dia 27 de julho, pela 12ª rodada, o atacante Felipe marcou duas vezes contra a Raposa, no Serra Dourada, e sacramentou a vitória goiana em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário