Olimpiadas 2016

Olimpiadas 2016
Olimpiadas 2016

domingo, 4 de dezembro de 2011

Brasileirão Série A

04/12/2011 07h00 - Atualizado em 04/12/2011 07h00

Bahia x Ceará: partida decisiva para
o bem ou para o mal no Brasileirão

Representantes nordestinos medem forças em jogo que pode valer a Sul-Americana para os baianos e a fuga da degola para os cearenses

Por Gioras Xerez e Eric Luis CarvalhoFortaleza e Salvador

Bahia x Ceará é mais uma das várias decisões da última rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo, a partir das 17h (Horário de Brasília), 16 horas (de Fortaleza e Salvador), no Pituaçu. E o jogo tem um tempero bem mais especial. De um lado, o Bahia promete lutar para garantir vaga em uma competição internacional: a Copa Sul-Americana. O Tricolor baiano não participa de um torneio deste cunho desde 1989, quando disputou a Libertadores.

Para o Ceará, a situação é de uma seriedade bem maior. O Vovô precisa derrotar o Bahia e torcer para que o Cruzeiro não vença o rival Atlético-MG. E, em uma semana movida a boatos de malas brancas e pretas, a missão alvinegra se torna mais difícil ainda quando o time baiano quer provar em campo que não facilitará a vida do Ceará.

Além das fofocas extra-campo, os dois treinadores (Joel Santana e Dimas Filgueiras) tiveram dificuldades para montar as equipes. Cheios de desfalques, as duas equipes precisaram improvisar.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, fará a transmissão ao vivo para todo o estado do Ceará. O PFC também transmite o jogo para o restante do País.

header as escalações 2

Bahia: O técnico Joel Santana tem problemas no meio-campo. O treinador não poderá contar com Ricardinho, Diones e Fahel, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O volante Helder, com dores na coxa esquerda, não treinou durante a semana e também está fora, mesma situação do meia Carlos Alberto, lesionado. Com isso, Joel deve escalar o time com o garoto Gabriel improvisado no meio de campo. O time que vai a campo deve ser formado por Marcelo Lomba; Marcos, Titi, Paulo Miranda e Ávine; Fabinho, Marcone, Camacho e Gabriel; Lulinha e Souza.

Ceará: O treinador Dimas Filgueiras teve muitas dificuldades para formar o time que enfrentará o Bahia. Sem poder contar com seis atletas, o Soldado Alvinegro teve que "ressuscitar" alguns jogadores. Entre eles, o volante Rudnei e o até então renegado atacante Marcelo Nicácio. Dimas Filgueiras vai com: Diego; Heleno, Fabrício, Thiago Matias e Vicente; Michel, Juca e Rudnei; Felipe Azevedo, Marcelo Nicácio e Osvaldo.


quem esta fora (Foto: arte esporte)

Bahia: Ricardinho, Diones e Fahel, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Helder, com dores na coxa esquerda, e Carlos Alberto, com um ferimento na coxa direita.

Ceará: Não atuam diante do Bahia, por suspensão, o goleiro Fernando Henrique, o zagueiro Daniel Marques, o volante Eusébio e o meia Thiago Humberto. Já por lesão, o volante João Marcos e o meia Leandro Chaves.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

O aspirante ao quadro da Fifa Wilton Pereira Sampaio (DF) apita a partida, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Fábio Pereira (TO). Ao todo, Sampaio participou de 18 jogos, aplicou 107 cartões amarelos (média de 5,9) e sete vermelhos (média de 0,3), marcou 716 faltas (média de 39,7) e quatro pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,2 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas. Destes amarelos, 53 foram para mandantes e 54 para visitantes. Ele apitou três jogos do Tricolor e um do Vozão na Série A deste ano: Bahia 0 x 0 Coritiba, pela 11ª rodada, Ceará 3 x 0 Bahia, pela 19ª, Ceará 1 x 1 Figueirense, pela 28ª, e Bahia 0 x 2 Vasco, pela 31ª.

header fique de olho 2
Bahia:
Coringa do grupo tricolor, o garoto Gabriel terá mais uma oportunidade neste domingo em Pituaçu. Gabriel ainda não marcou gol como profissional, mas diz que não se preocupa com o jejum. Neto do campeão brasileiro de 59 pelo Bahia, Flávio, Gabriel espera demonstrar em campo o talento que vem de família.

Ceará: O atacante Felipe Azevedo, de 24 anos, tornou-se decisivo na reta final para o clube alvinegro, depois que o técnico Dimas Filgueiras assumiu o comando. O atacante marcou seis gols em cinco partidas e assumiu a artilharia do Vovô, com 10 gols marcados.

header o que eles disseram
Gabriel, atacante do Bahia: “A classificação para a Copa Sul-Americana tem uma importância muito grande para nós. Sabemos que, nessa competição, o clube ganha visibilidade no cenário nacional e na América do Sul. Vamos jogar contra o Ceará com a seriedade de sempre. Temos de ganhar o jogo. Vai ser uma partida decisiva para nós. Quero muito jogar uma competição sul-americana”.

Michel, volante do Ceará: “A atenção tem que ser redobrada em um jogo como esse. Nós precisamos da vitória e temos que nos impor para vencer. O setor defensivo tem que estar atento a cada minuto, para que a gente não tome gols e ainda consiga aproveitar as chances no ataque”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Felipe Azevedo, talismã do Ceará neste momento de luta contra o rebaixamento, marcou contra o Bahia, no primeiro turno, na vitória do Vovô sobre o Tricolor baiano, por 3 a 0.

* Até hoje, Bahia e Ceará se enfrentaram em 15 oportunidades. O time baiano leva vantagem com 6 vitórias, contra 3 do Vovô e outros 3 empates.

* Os três jogos de 1959, pela extinta Taça Brasil, que ganhou status de Campeonato Brasileiro no fim de 2010, foram os mais marcantes da história deste confronto. Na primeira partida, disputada no Estádio Presidente Vargas, deu empate em 0 a 0. No segundo encontro, já na Fonte Nova, novo empate, agora em 2 a 2. Só no terceiro jogo, o Bahia conseguiu a classificação com apertado 2 a 1. Léo marcou o gol decisivo já na prorrogação.

header último confronto v2

Pela 19ª rodada do Brasileirão deste ano, o Ceará atropelou o Bahia, no Estádio Presidente Vargas. Com grande atuação de Osvaldo e um golaço de falta do zagueiro pentacampeão Edmilson, o Vovô foi construindo o placar vencedor. O primeiro gol saiu aos 16 minutos do 1º tempo, em boa troca de passes. Felipe Azevedo aumentou aos 35 da segunda etapa. E Edmilson fez um golaço já nos acréscimos, aos 46 minutos.

Links Patrocinados

Nenhum comentário:

Postar um comentário