Avaí tenta impedir festa e vaga histórica do Figueira na Ressacada
Vitória aliada a tropeços de pelo menos dois adversários diretos classifica o Alvinegro para a Libertadores de 2012. Rivais se enfrentam às 17h
Com uma ótima campanha, o Figueirense tenta encerrar sua trajetória no Brasileiro 2011 com uma vitória e, se possível, uma vaga na próxima Libertadores. O adversário é um clube já rebaixado para a Série B. Tarefa fácil então, certo? O confronto, porém, é contra seu maior rival, o Avaí, que joga em casa. A palavra de ordem no Leão é jogar pela dignidade e impedir uma possível festa do eterno inimigo em seus domínios. O duelo está marcado para este domingo, às 17h, na Ressacada.
Para avançar à Libertadores, o Figueira precisa vencer e torcer por, no máximo, empates de Coritiba e Internacional, seus adversários diretos pela vaga. Caso um dos dois vença, uma derrota do Flamengo também serve. Há outra possibilidade, entretanto esta é bem mais remota: se empatar, o time de Jorginho torce para que Coxa e Inter percam seus jogos.
Depois de ostentar uma invencibilidade de 14 jogos, o Alvinegro teve sua situação invertida e agora vive uma seca de três jogos sem triunfos (um empate, no Rio, e duas derrotas em casa).
Embora já rebaixado, o Avaí tem o retrospecto na temporada ao seu favor. Em quatro jogos, venceu dois, perdeu apenas um e empatou outro. As duas vitórias do Leão, aliás, foram conquistadas em duelos de muita relevância. A primeira ocorreu na semifinal do returno do Campeonato Catarinense, em que bateu seu arquirrival por 2 a 0, no Orlando Scarpelli. Na outra, mesmo já na zona da degola, triunfou no primeiro jogo entre os eternos rivais pelo Brasileirão depois de 35 anos, por 3 a 2, novamente na casa do adversário.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere 6 exibe a partida ao vivo para todo o Brasil.
Avaí: Mesmo com o time já rebaixado, o Avaí optou por mistério. O time, entretanto, deve ser: Marcelo Moretto; Arlan, Cássio, Welton Felipe e Pará; Diogo Orlando, Bruno, Junior Urso e Leandro Lima; Robinho e William.
Figueirense: Mais uma vez Jorginho não usa o mistério como estratégia. O time é o seguinte: Wilson; Bruno Vieira, Roger Carvalho, Edson Silva e Juninho; Ygor, Jônatas, Maicon e Elias; Wellington Nem e Julio Cesar.
Avaí: Batista, Fernandinho e Fabiano, todos suspensos. Os dois últimos foram expulsos na derrota por 1 a 0 para o Coritiba, na 37ª rodada. Emerson Nunes, Rafael Coelho e Robert, estes lesionados, também não participam do clássico.
Figueirense: Wilson Pittoni e Túlio, lesionados.
Cleber Wellington Abade (SP) apita a partida, auxiliado por Marco Antônio Martins (SC) e Claudemir Mafessoni (SC). Ao todo, Abade participou de sete jogos, aplicou 29 cartões amarelos (média de 4,1) e dois vermelhos (média de 0,2), marcou 204 faltas (média de 29,1) e nenhum pênalti no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,2 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas. Destes amarelos, 15 foram para mandantes e 14 para visitantes. Ele apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Avaí 0 x 2 Vasco, pela 17ª rodada, e Figueirense 2 x 1 Atlético-MG, pela 34ª.
Avaí: Artilheiro do Avaí no Brasileiro com 14 gols, William, ídolo da torcida, é o ponto mais forte do ataque do Leão. Ele, inclusive, mostrou-se determinado a colocar "água no chope" do adversário.
Figueirense: Embora Wellington Nem e Júlio César apareçam mais, sempre marcando gols, muitas das jogadas fatais do Figueirense nascem nos pés do lateral-direito Bruno Vieira, ótima opção ofensiva da equipe de Jorginho.
Diogo Orlando, volante do Avaí: "Estamos encarando esse jogo como uma final. É um adversário do estado, um rival. Tenho certeza de que nossos torcedores ficarão muito felizes se tirarmos o Figueirense da Libertadores. Vamos entrar para atrapalhar mesmo".
Maicon, meia do Figueirense: “No primeiro turno fizemos um grande jogo, no meu modo de ver um dos nossos melhores, mas acabamos perdendo. Então é entrar focado nos 90 minutos, sem relaxar porque nesse descuido podemos levar o gol”.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Figueirense e Avaí se enfrentaram três vezes pelo Campeonato Brasileiro, duas destas em 1976, quando cada clube venceu em uma oportunidade e pelo mesmo placar: 1 a 0. Em 2011, no primeiro turno, um novo confronto e um triunfo do Leão: 3 a 2.
* Avaí e Figueirense também se enfrentaram pela Série B, por oito vezes, com quatro triunfos alvinegros e outros quatro empates. Pela C, mais dois duelos, com uma vitória do Figueira e uma igualdade. Pela Copa do Brasil, o Avaí passou com uma vitória e um empate.
No primeiro turno, em uma partida eletrizante, o Figueirense ficou na frente por duas vezes, mas foi o Avaí que venceu, por 3 a 2, calando o Orlando Scarpelli. William foi a grande figura do Leão, com dois gols. Lincoln marcou o outro. Pelo lado alvinegro, Ygor e Júlio César, que ainda perdeu um pênalti, balançaram a rede. Vale destacar: este foi o primeiro confronto entre os clubes pela Série A do Campeonato Brasileiro depois de 35 anos. Desde o dia 17 de outubro de 1976 não havia um duelo pela competição. Na oportunidade, o time da Ressacada também venceu: 1 a 0, gol de Veiga.
Links Patrocinados
Notebook para Jogos
Intel Core i5, Tela 17.3´´ FullHD GeForce GTX 570M (1.5GB dedicado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário